sábado, 2 de maio de 2009

Projeto Interdisciplinar
– Novo Eu Gosto – 2ª série/3ºano

Projeto: produção do presente para oferecer à mamãe e de um grande painel para decorar o pátio da escola na semana que antecede o domingo em que se comemora o Dia das Mães.

Tema do projeto: o Dia das Mães.

Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Informática e Arte.

1. Discuta e envolva seus alunos na elaboração do projeto, conversando sobre os principais temas que serão desenvolvidos:

• A importância da mãe na vida de todo ser humano.
• O papel da mãe em nossa família.
• A relação afetiva entre mães e filhos.
• Como as nossas mães nos presenteiam todos os dias com seus cuidados e atenção, vamos retribuir uma parte desse carinho oferecendo um presente no Dia das Mães, feito por nós mesmos, com muito capricho.
• Uma bonita mensagem também é um presente.

2. Motive os alunos para a elaboração do projeto, fale da necessidade do envolvimento de todos e da responsabilidade de cada um para a realização de uma bonita homenagem. Caso algum aluno não tenha a mãe presente, ressalte que ele pode homenagear alguém que seja responsável por ele. Duração: aproximadamente 8 a 10 aulas.

Etapas

1ª aula
A primeira aula deverá ser reservada para a discussão de como será o projeto, suas etapas, justificativas para sua realização (pelo desenvolvimento dos temas selecionados) e como e quando será sua apresentação. Professor e alunos devem trocar idéias, experiências, dar opiniões e também falar sobre a melhor maneira de realizar a homenagem.

2ª e 3ª aulas
Pedir aos alunos uma pesquisa feita em jornais, revistas ou na internet, de artigos, fotos e ilustrações relacionados ao tema. O material trazido pelos alunos deverá ser examinado por todos (professor e alunos) e selecionado para ser exposto no mural da classe. Essa atividade pode ser realizada dividindo-se a classe em grupos de trabalho.

4ª, 5ª e 6ª aulas Escolha e elaboração do presente. Para ajudar na escolha, indicamos dois livros da Coleção Brincando com Arte, da Companhia Editora Nacional: Mosaicos, de Marie Enderlen-Debuisson, e Argila, de Patricia Vibien. Esses livros trazem sugestões de presentes simples, mas originais e de muito bom gosto, que poderão ser escolhidos de comum acordo e facilmente feitos pelos alunos.


7ª e 8ª aulas Elaboração do painel Forre uma placa de Eucatex ou similar, ou mesmo um mural, com papel espelho colorido azul-claro, por exemplo. Depois desenhe o tronco de uma árvore com muitos ramos, mas sem folhas ou flores. Os ramos da árvore deverão ser preenchidos com bilhetinhos escritos pelos alunos com mensagens em papel espelho de várias cores, cortados na medida de 10 cm x 10 cm e dobrados em forma de flor ou folha. A escrita da mensagem do aluno para sua mãe deverá ser feita num rascunho, com cuidado. O professor poderá ajudar na medida do possível, sem deixar que a idéia original do aluno se perca. Decidido o teor da mensagem, o aluno deve passá-la a limpo na parte branca do papel espelho. Sugerimos ilustrar com carimbo feito de cenoura ou chuchu... muitos corações, pequenas flores... ou de acordo com a criatividade do autor da mensagem. Depois, os bilhetes serão cuidadosamente dobrados e colados nos ramos da árvore com o nome da mãe escrito, de forma legível, na “flor” ou “folha” de cada aluno.

Observação: No último dia da semana, quando a mãe vier para a festa em sua homenagem ou para buscar o filho na escola, receberá o presente com a mensagem escrita pelo filho. Sugerimos que na realização de todas as atividades e avaliações, mesmo as de outras disciplinas (Matemática, Ciências Naturais, Música), sempre que possível, o professor busque exemplos e questões que estejam relacionados ao tema do projeto em andamento.

RETIRADO DO IBEP(NOVO EU GOSTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


lembrancinha-mãe

lembrancinha-mãe

visitas









Deus









OLHOS DO PAI




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com