sexta-feira, 21 de maio de 2010

DISOEXIA EM ADULTOS

Dislexia em adultos


*Se você está lendo este texto já foi diagnosticado, e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.

*Talvez tenha um filho disléxico, e gostaria de prever seu futuro.

*Ou então é profissional que atua na área, e gostaria de obter mais informações sobre o tema.

Algumas questões de destaque tentarão cobrir as principais dúvidas.

uma vez disléxico...sempre disléxico?

Estudos em outros países demonstram que este é um distúrbio de aprendizagem de natureza persistente. O disléxico mantém seu padrão de dificuldade através dos anos, a não ser que tenha recebido instrução específica eficiente e continuada, e que concomitantemente tenha desenvolvido estratégias de compensação. Dependendo da situação, o disléxico se torna mais ou menos eficiente em tarefas de natureza gráfica.

O que pode mudar, assim, é o grau de manifestação do distúrbio.

É possível melhorar agora?

Um trabalho regular com professora sistemática, compreensiva, altamente motivadora e engajada pode ser muito efetivo. A intensidade e frequência são muito importantes: dois a três encontros semanais de duração média de uma a duas horas diárias; por um período de 1 a 3 anos – estão entre as recomendações dos especialistas.

Um programa de instrução explícito deve ser selecionado e seguido, incluindo:

*Consciência Fonológica - sons e suas características de combinação,

*Ortografia - uso de palavras chave, distinção entre vogais e consoantes, dígrafos, e demais regras de grafia,

*Vocabulário - pré-requisito para compreensão, palavras derivadas, sinônimos e antônimos, Gramática - prefixos, sufixos, conjugação verbal,

*Sintaxe,

*Compreensão - estratégias de reconhecimento prévio do texto, como leitura de títulos e subtítulos, palavras em destaque, observação de gráficos e figura, enfim, indicadores do conteúdo e contexto do texto a ser lido,

*Produção de Textos - geração de palavras-chave, organização de idéias, coerência, abertura e fechamento,

*Pontuação - Entonação na Leitura e Escrita.

Como estratégias de apoio, utilizar a área de interesse e atuação do indivíduo: esportes, culinária, economia, turismo; usando jornais, revistas, manuais, guias informativos, bulas, e-mails enfim uma seleção de material que seja parte do dia-a-dia do indivíduo, que desperte a atenção, interesse e a motivação deste.

As mesmas bases da instrução infantil devem guiar a instrução adulta, utilizando abordagem multisensorial dirigida e estimulando ambos hemisférios cerebrais.

A utilização do computador com recursos de auto-correção é altamente recomendável, sempre que seja de interesse e relevância .

A genética importa?

A dislexia tem uma forte base genética, trazendo com ela as ilhas de dificuldades e os oceanos de habilidades que a caracterizam .

Como fica a auto-estima?

Dependendo de como transcorreram os primeiros anos de instrução, da gravidade do distúrbio, da reação dos professores e pais, da própria força interior de cada indivíduo, e da habilidade e manejo de estratégias de compensação, o impacto do déficit deixa maiores ou menores seqüelas na auto-estima. Alguns se lembram vividamente de apelidos que lhes foram atribuídos, ou expressões desabonadoras que deixaram grandes conseqüências; outros simplesmente suprimiram estas memórias.

A compreensão do quadro auxilia na luta contra sentimentos negativos, de inadequação e incompetência.

Lembre-se do poder do conhecimento; quanto melhor estiver informado o portador de dislexia, mais equipado estará para direcionar seus esforços de fortalecimento e compensação.

Só Leitura e Escrita?

As dificuldades na esfera da Memória Verbal costumam ser outra área de impacto na dislexia, gerando confusões entre nomes semelhantes, muitas vezes provocando situações embaraçosas. Novamente, o fortalecimento da Atenção e o desenvolvimento de estratégias Visuais podem ser de grande auxílio – os exercícios comumente recomendados para fortalecimento de memória se aplicam aqui. O uso de agendas, listas e anotações funcionam como auxiliares, evitando confusões de nomes, datas, direções, endereços, e outras.

Outras áreas de performance podem também estar afetadas. Recente artigo em revista internacional menciona até dificuldades ao dirigir, principalmente devidas ao maior tempo de reação ante placas de sinalização e confusões de direção entre direita e esquerda.


Comemorar ?

Sim, o disléxico tem como predominante característica a dificuldade no manejo da palavra conquanto símbolo gráfico.

Em contrapartida tem,

*Ótima noção de situação, com seu senso de contexto e oportunidade,

*Aguçada percepção da tônica do momento, com apurada intuição e sensibilidade,

*Excelente memória fotográfica e orientação espacial,

*Grandes habilidades como estrategista e visão de conjunto,

*Importantes habilidades sociais e empatia,

*Desenvolvida competitividade e perfeccionismo,

*Natural criatividade e inventividade,

*Enorme alegria e espontaneidade,

Que o tornam ... um vencedor!

Silene Salem Nastas


Fonoaudióloga


Rua Diogo Jacome, 341


São Paulo


T 11.3842-1836

Nenhum comentário:

Postar um comentário


lembrancinha-mãe

lembrancinha-mãe

visitas









Deus









OLHOS DO PAI




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com