lembrancinha-mãe

lembrancinha-mãe

terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto: “REINO DA LEITURA”
1º período

JUSTIFICATIVA: O projeto foi desenvolvido procurando levar o aluno a interagir com o mundo escrito a ter gosto pela leitura, a descobrir as características de cada tipo de texto, a criar fluência em leitura, a querer ler cada vez mais, a desenvolver a leitura de forma prazerosa.


OBJETIVOS:

• Conhecer e caracterizar parlendas.
• Ampliar o repertório literário.
• Criar gosto pela leitura.
• Fluência em leitura.
• Levar todos os alunos a participar ativamente das aulas de português e acreditar que podem ler e participar das aulas com entendimento.
• Encontrar rimas.

CONTEÚDOS CURRICULARES:
• Leitura
• Identificação de elementos que compõem as parlendas.
• Análise das características da estética das parlendas, direita para esquerda paragrafação, falas, rimas.
• Interpretação – contexto e personagens principais.
• Ordenação de fatos.
• Número de letras e sílabas de uma palavra. Letra inicial e final. Fonema.

Metodologia
• Trabalhar uma parlenda por semana. ( procurar parlendas que tenham um contexto)
Segunda feira: trazer o cartaz com a parlenda escrita com letras maiores ( palito) e ilustrada de acordo com o assunto:

MEIO DIA Desenho da macaca
MACACA SOFIA ou panela do lado
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA

*Leitura várias vezes do cartaz, fazendo a interpretação oral com perguntas para os alunos responderem oralmente. FIXAR O CARTAZ NA SALA.

*Terça feira: leitura novamente do cartaz lendo 3 ou mais vezes destacando com pincel o personagem ou palavras principais do texto. Ex: macaca - Sofia- panela- barriga
Reescrever essas palavras em fichas colocar em um saquinho de TNT onde serão guardadas toda semana palavras principais das parlendas para leitura diária.

Título do saquinho; Palavras que já conhecemos



SUGESTÕES DE ATIVIDADES ESCRITAS COM AS PARLENDAS EM SALA OU NO PARA CASA.

 Entregar as parlendas com as frases fora de ordem para as crianças ordenarem.

BARRIGA VAZIA ou palavras PANELA BARRIGA

MACACA SOFIA MACACA MEIO

MEIO DIA NO DIA SOFIA

PANELA NO FOGO VAZIA FOGO

 Parlenda lacunada.

MEIO ______________
_______________SOFIA
PANELA NO ____________
_______________ VAZIA

 Ligar palavras aos desenhos.
MACACA

PANELA


FOGO
 Escrever a parlenda na grade.
ou FRASES
MEIO DIA MEIO DIA

MACACA SOFIA MACACA SOFIA

PANELA NO FOGO PANELA NO FOGO

BARRIGA VAZIA BARRIGA VAZIA


 CAÇA PALAVRAS

X X X P A N E L A X X X

B A R R I G A X X X X X

X X X X X X X S O F I A

X X X X M A C A C A X X

F O G O X X X X X X X X

 COLOCAR A LETRA INICIAL OU FINAL NAS PALAVRAS.

_____ACACA _____OGO

PANEL_____

 DITADO ( com desenhos)
___________________ _________________________

_______________________
 CRUZADÃO Completar com as letras que faltam

M A C A C A

A

C

A

C

A



 Ordenar letras formando palavras.

N P A E L A M C A C A A

______________ _________________

 Ilustrar o texto.

MEIO DIA
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA


 ESCRITA ESPONTÂNEA DA PARLENDA NA SEXTA FEIRA ( último dia de trabalho com esta parlenda)
Tampar o cartaz e pedir aos alunos para escreverem a parlenda do jeitinho deles.

ARQUIVAR NA PASTA DE TEXTOS A PARLENDA – A CADA SEMANA OS ALUNOS COLOCARÃO UM TEXTO NOVO NA PASTA DE TEXTOS.

SUGESTÃO DE TRABALHO PARA FEIRA LITERÁRIA: 1) A professora dará o desenho de acordo com a parlenda da semana e os alunos copiarão nas linhas acima. 2)Na outra semana a professora trará a parlenda digitada e os alunos irão ilustrar fazendo colagem, pintura ou desenhando. Na outra semana farão coletivamente a própria parlenda da turminha e ilustrarão. De acordo com isto o livro será composto de cópia da parlenda, ilustração da parlenda dada pela professora e produção coletiva até o final do livro nesta seqüência.




2º período PROJETO REINO DA LEITURA

JUSTIFICATIVA: O projeto foi desenvolvido procurando levar o aluno a interagir com o mundo escrito a ter gosto pela leitura, a descobrir as características de cada tipo de texto, a criar fluência em leitura, a querer ler cada vez mais, a desenvolver a leitura de forma prazerosa.


OBJETIVOS:

• Conhecer e caracterizar “Cantigas de roda”.
• Ampliar o repertório literário.
• Criar gosto pela leitura.
• Fluência em leitura.
• Levar todos os alunos a participar ativamente das aulas de português e acreditar que podem ler e participar das aulas com entendimento.
• Encontrar rimas. Resgatar cantigas antigas que perduram no tempo..

CONTEÚDOS CURRICULARES:
• Leitura
• Identificação de elementos que compõem as cantigas de roda.
• Análise das características da estética das Cantigas de roda, direita para esquerda paragrafação, falas, rimas.
• Interpretação – contexto e personagens principais.
• Ordenação de fatos.
• Número de letras e sílabas de uma palavra. Letra inicial e final. Fonema.

Metodologia
Trabalhar uma Cantiga de roda por semana. ( Resgatar cantigas antigas )
Segunda feira: trazer o cartaz com a Cantigas de roda escrita com letras maiores ( palito) e ilustrada de acordo com o assunto:

TEREZINHA DE JESUS Desenho da TEREZINHA ou
DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO outra parte da cantiga.
ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS
TODOS TRÊS, CHAPÉU NA MÃO.

O PRIMEIRO ...

*Leitura várias vezes do cartaz, fazendo a interpretação oral com perguntas para os alunos responderem oralmente. FIXAR O CARTAZ NA SALA.

*Terça feira: leitura novamente do cartaz lendo 3 ou mais vezes destacando com pincel o personagem ou palavras principais do texto. Ex: Terezinha – chapéu – cavalheiros...
Reescrever essas palavras em fichas colocar em um saquinho de TNT onde serão guardadas toda semana palavras principais das Cantigas para leitura diária.

Título do saquinho; Palavras que já conhecemos



SUGESTÕES DE ATIVIDADES ESCRITAS COM AS CANTIGAS DE RODA EM SALA OU NO PARA CASA.

 Entregar as CANTIGAS com as frases fora de ordem para as crianças ordenarem.
ou palavras

DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO JESUS QUEDA

ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS ACUDIRAM TEREZINHA DE

TEREZINHA DE JESUS DE CHÃO UMA TRÊS

TODOS TRÊS, CHAPÉU NA MÃO. FOI AO ACUDIRAM TRÊS

CAVALHEIROS CHAPÉU MÃO

CHAPÉU NA TODOS
 Parlenda lacunada.

TEREZINHA DE ___________________
DE UMA_____________ FOI AO CHÃO
ACUDIRAM TRÊS __________________
TODOS TRÊS, _________________ NA MÃO.

O PRIMEIRO ...

 Ligar palavras aos desenhos.

CHÃO

CAVALHEIROS

MÃO

CHAPÉU

 Escrever a CANTIGA na grade. ou FRASES

TEREZINHA DE JESUS TEREZINHA DE JESUS

DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO






 COLOCAR A LETRA INICIAL OU FINAL NAS PALAVRAS.

_____ESUS _____AVALHEIROS

CHAPÉ_____


 DITADO ( com desenhos)


___________________ _________________________


_______________________

 CAÇA PALAVRAS

X X X C H Ã O X X X X X

T E R E Z I N H A X X X

X C A V A L H E I R O S

X X X X J E S U S X X X

C H A P É U X X X X X X

 CRUZADÃO Completar com as letras que faltam

T E R E Z I N H A

E

R

E

Z

I

N

H

A



Ordenar letras formando palavras.

C H O Ã T R Z N H E E I A

______________ ____________________


 Ilustrar o texto.


TEREZINHA DE JESUS
DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO
ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS
TODOS TRES CHAPÉU NA MÃO

O PRIMEIRO...

 ESCRITA ESPONTÂNEA NA SEXTA FEIRA ( último dia de trabalho com esta CANTIGA DE RODA)
Tampar o cartaz e pedir aos alunos para escreverem a CANTIGA DE RODA do jeitinho deles.

ARQUIVAR NA PASTA DE TEXTOS A CANTIGA DE RODA – A CADA SEMANA OS ALUNOS COLOCARÃO UM TEXTO NOVO NA PASTA DE TEXTOS.



SUGESTÃO DE TRABALHO PARA FEIRA LITERÁRIA OU CULTURAL

• CRIAR QUADROS DOS TÍTULOS DAS CANTIGAS DE RODA DE FORMA CRIATIVA USANDO BARBANTES, FELTRO, PALITOS TINTAS, SERRAGENS.





PARA O LIVRO
SEGUIR A SEQUENCIA

1- Com a folha já ilustrada pela professora copiar a cantiga de roda nas linhas acima.
2- Ilustrar a cantiga de roda já digitada pela professora.
3- Produzir coletivamente uma cantiga de roda, copiar e ilustrar.

*Manter sempre esta sequencia até o final do livro .














1º ano PROJETO REINO DA LEITURA

JUSTIFICATIVA: O projeto foi desenvolvido procurando levar o aluno a interagir com o mundo escrito a ter gosto pela leitura, a descobrir as características de cada tipo de texto, a criar fluência em leitura, a querer ler cada vez mais, a desenvolver a leitura de forma prazerosa.


OBJETIVOS:

• Conhecer e caracterizar “poesias”.
• Ampliar o repertório literário.
• Criar gosto pela leitura.
• Fluência em leitura.
• Levar todos os alunos a participar ativamente das aulas de português e acreditar que podem ler e participar das aulas com entendimento.
• Encontrar rimas, estrofes e versos.

CONTEÚDOS CURRICULARES:
• Leitura
• Identificação de elementos que compõem as poesias.
• Análise das características da estética das poesias, direita para esquerda paragrafação, falas, rimas, versos e estrofes.
• Interpretação – contexto e personagens principais.
• Ordenação de fatos.
• Número de letras e sílabas de uma palavra. Letra inicial e final. Fonema.

Metodologia
Trabalhar uma poesia por semana. ( Escolher poesias do contexto infantil)
Segunda feira: trazer o cartaz com a poesia escrita com letras maiores e ilustrada de acordo com o assunto:


RIMAS MALUCAS

Cada macaco
Com seu eco.

Cada galinha
Com sua linha.

Cada coelho
Com seu espelho.

Cada gato,
Com seu rato.

Cada pato,
Com seu prato.

Cada marreco,
Com seu eco.

Cada elefante,
Com seu turbante.
.
Desenho dos animais
.

*Leitura várias vezes do cartaz, fazendo a interpretação oral com perguntas para os alunos responderem oralmente. FIXAR O CARTAZ NA SALA.

*Terça feira: leitura novamente do cartaz lendo 3 ou mais vezes destacando com pincel o personagem ou palavras principais do texto. Ex: macaco – vaca – galinha e outras...
Reescrever essas palavras em fichas colocar em um saquinho de TNT onde serão guardadas toda semana palavras principais das poesias para leitura diária.

Título do saquinho; Palavras que já conhecemos

SUGESTÕES DE ATIVIDADES ESCRITAS COM AS POESIAS EM SALA OU NO PARA CASA.

 Entregar a poesia com as frases fora de ordem para as crianças ordenarem.
ou palavras

CADA MACACO CADA LINHA

CADA GALINHA CADA MACACO LINHA

COM SEU CACO. COM GALINHA RIMAS SEU

CADA VACA SUA COM MALUCAS CACO

COM SUA LINHA VACA CADA SUA COM

RIMAS MALUCAS Elias José JACA

 Parlenda lacunada.

RIMAS MALUCAS

Cada __________
Com seu eco.

Cada galinha
Com sua _________

_______ coelho
Com seu __________...

 Ligar palavras aos desenhos.

vaca
coelho

elefante
galinha

Separar as sílabas das palavras e formar frases com cada uma delas.

ELEFANTE __________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MARRECO ________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Escrever a poesia na grade. ou FRASES

RIMAS MALUCAS RIMAS MALUCAS

CADA MACACO
CADA MACACO


COM SEU CACO COM SEU CACO





 CAÇA PALAVRAS

X W X V A C A X U P E X

E S P E L H O O X X X I

X M A C A C O S M K H G

X Y R X G A L I N H A D

E L E F A N T E T T O E

 PRODUÇÃO --AGORA É COM VOCÊ INVENTE RIMAS E COMPLETE O POEMA.

RIMAS MALUCAS ( pode fazer parte do livro da feira literária)


Cada abelha
Com sua ______________

Cada leão
Com seu___________.

Cada cachorro
Com seu _________.

Cada passarinho,
Com seu _________.

Cada barata,
Com sua _________.

Cada sapo,
Com seu __________

Cada borboleta,
Com sua__________.





 FEMININO E MASCULINO SINGULAR E PLURAL

• vaca ________ elefante elefantes
• Galinha ________ rima rimas
• ______ gato marreco marrecos


 DITADO ( com ou sem desenhos)


___________________ _________________________


_______________________



 Ordenar letras formando palavras.

T B N A U T E R P E S L O H E
______________ ____________________

 Ilustrar o texto.

RIMAS MALUCAS

Cada macaco
Com seu eco.

Cada galinha
Com sua linha.

Cada coelho
Com seu espelho.

 ESCRITA ESPONTÂNEA NA SEXTA FEIRA ( último dia de trabalho com esta CANTIGA DE RODA)
Tampar o cartaz e pedir aos alunos para escreverem a POESIA do jeitinho deles.
CORRIGIR NO QUADRO COLETIVAMENTE.

ARQUIVAR NA PASTA DE TEXTOS A POESIA – A CADA SEMANA OS ALUNOS COLOCARÃO UM TEXTO NOVO NA PASTA DE TEXTOS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA FEIRA LITERÁRIA criar coletivamente com a turma poesias, fazer decalques de poesias já existentes e trabalhadas em sala mudando palavras e versos, fazer um livrão em tecido de poesias trazidas pelos alunos. Recital de poesias dramatizadas pelos alunos no dia da feira ou outro evento..



2º ano PROJETO REINO DA LEITURA
Projeto: “REINO DA LEITURA”

JUSTIFICATIVA: O projeto foi desenvolvido procurando levar o aluno a interagir com o mundo escrito a ter gosto pela leitura, a descobrir as características de cada tipo de texto, a criar fluência em leitura, a querer ler cada vez mais, a desenvolver a leitura de forma prazerosa.


OBJETIVOS:
• Conhecer e diferenciar os diferentes tipos de textos.
• Caracterizar cada tipo de texto.
• Ampliar o repertório literário.
• Criar gosto pela leitura.
• Fluência em leitura.
• Levar todos os alunos a participar ativamente das aulas de português e acreditar que podem ler com entendimento.
• Trabalhar com a gramática de forma contextualizada, mostrando-a presente nos textos lidos.

CONTEÚDOS CURRICULARES:
• Leitura
• Identificação de elementos que compõem os contos: “encantos e magias”.
• Análise das características da estética do conto, direita para esquerda paragrafação, falas, pontuação.
• Interpretação – falas das personagens principais e outros.
• Ordenação de fatos.
• Apresentar a gramática trabalhada dentro do texto.


METODOLOGIA:
Tempo estimado: o ano todo cada semana com um conto de fada.

1ª etapa:
1- Cada aluno tem uma pasta ou caderno de textos.
2- Durante a semana, ou seja, de segunda a sexta – feira as aulas de português e as atividades do para casa são todas relacionadas ao texto ( contido na pasta dos alunos).
3- A professora prepara um ambiente adequado para ler uma leitura do mesmo gênero textual trabalhado ex: Cinderela.
4_ Os alunos recebem uma folha com o texto que será trabalhado durante toda semana mimeografado ou xerocado na segunda feira.
5- Levam o texto para casa para treino de leitura e interpretação escrita, perguntas dadas pela professora.
6_ Usando caneta marca texto marcar a parte onde aparece o encanto ou magia no texto.
Ex; A fada com sua varinha transformou uma abóbora numa linda carruagem.



 LISTAR OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA ( CARTAZ NA SALA )

Conto: Cinderela
• Cinderela
• Príncipe
• As irmãs
• Os ratinhos
• O rei
• A rainha

Bom livro: Contos de Grimm


Todos os dias
• Leitura conjunta;
• Leitura individual;
• Leitura por parágrafo;
• Leitura só de meninas;
• Leitura só de meninos;
• Leitura por fileira;

Atividades a serem desenvolvidas:
• Interpretação ( chamando a atenção dos alunos sobre onde se passa a história)
• Descrição dos personagens. ( Cinderela, linda, trabalhadeira, humilde)
• Estética dos textos.
• “Magias e encantos”. (marcar no texto)
• O que há de comum e de diferente nos textos lidos e ouvidos.
• Deixando que os alunos se expressem / dramatizem.

Produção em grupo ( bom trabalho para feira literária)
TUDO SOBRE: EX: BRUXAS
• Fadas São feias
• Bruxas São más
• Princesas Usam vassouras
• Príncipes Roupas pretas...
• Lobos
• Animais.
• Anões
Formar um livro com o título: Encantos e magias ... TUDO SOBRE

• Cada grupo com um personagem. Após socializarem as produções, corrigi-las através de intervenções do professor junto aos alunos. Fixando em cartaz na sala e formando um livro.

• Grifar com caneta marca texto a parte que mais gostou do texto. Fazer comparação com a do colega, lendo para turma.


ATIVIDADES MIMEOGRAFADAS TRAZIDAS PELA PROFESSORA:

• Mistura de falas dos personagens de vários contos. Pedindo aos alunos para escreverem os títulos dos contos aos quais pertence cada fala.
Título
O lobo soprou... soprou ... soprou e a casa caiu. Os três porquinhos

• Troca dos personagens e suas falas. Pedir para riscar a palavra intruza e reescrever a frase corretamente.
• Ex: Branca de Neve perdeu seu sapatinho de cristal no baile.
Cinderela perdeu seu sapatinho de cristal no baile.

• Entrega do texto fora de ordem para que as crianças recortarem, ordenando o texto corretamente.
• Destacar a pontuação usada nos textos mostrando as funções de cada ponto.
• Fazer cartaz com as funções da pontuação.

Produção
• Listas dos títulos dos contos e os principais personagens de cada história. Esta parte também dá para ir para o livro da feira literária.
 Chapeuzinho Vermelho
 A menina
 A vovó
 O lobo
 O caçador
 A mamãe.

QUEM FOI?

• Tomou o mingau dos três ursos. ___________________
• Entregou uma maçã envenenada.___________________
• Perdeu seu sapatinho de cristal.____________________
• Levou doces e flores para a vovó.___________________
• Foi engolido por uma baleia._______________________
• Transformou um vestido velho em um vestido novo.___________________ ...

Gramática contextualizada
• Trabalhando a gramática a ser desenvolvida no período através dos textos.
• Uso do dicionário procurando significado de palavras dos textos.
• Substantivo próprio e comum ( listando a partir do texto).
• Colocando palavras do texto em ordem alfabética.
• Plural e singular observando frases e palavras do texto.
• Ditado de frases ou palavras do texto às sextas feiras.


Observação:
Durante toda semana os alunos se envolvem com o texto, se interam das características/ participam ativamente, pois durante todo o processo estão lendo / interpretando, percebendo o sistema escrito e vibrando ao perceberem que a leitura feita por eles na terça – feira foi melhor que a da segunda, da quarta melhor que da terça e assim sucessivamente.

Extras: Filmes dos contos.
Teatro com fantoches dos contos.
Desenhos.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA FEIRA LITERÁRIA:
 Fazer teatro com um dos contos onde os alunos decorarão as falas e apresentarão para as outras turmas da escola, ou no dia da feira literária ou outro evento.

 No dia da feira os alunos já com o livro TUDO SOBRE já pronto estarão caracterizados dos personagens dos contos de fadas onde irão fazer um grandioso desfile caracterizando cada personagem.

Desafios com o texto:
• Os alunos olhando para o texto memorizam palavras para serem faladas sobre o comando da professora.
Regra: não podem repetir palavras ditas pelo colega na mesma rodada. Se repetir sairá do jogo.

AVALIAÇÃO:
• Registro das observações sobre as participações dos alunos.
• Registro de como era a leitura antes e depois do projeto.
• Sondagem sobre as características do texto trabalhado.
• Observação e intervenções no processo de escrita.























3º ano Projeto: “REINO DA LEITURA”

JUSTIFICATIVA: O projeto foi desenvolvido procurando levar o aluno a interagir com o mundo escrito a ter gosto pela leitura, a descobrir as características de cada tipo de texto, a criar fluência em leitura, a querer ler cada vez mais, a desenvolver a leitura de forma prazerosa.


OBJETIVOS:
• Conhecer e diferenciar os diferentes tipos de textos.
• Caracterizar cada tipo de texto.
• Ampliar o repertório literário.
• Criar gosto pela leitura.
• Fluência em leitura.
• Levar todos os alunos a participar ativamente das aulas de português e acreditar que podem ler com entendimento.
• Trabalhar com a gramática de forma contextualizada, mostrando-a presente nos textos lidos.

CONTEÚDOS CURRICULARES:
• Leitura
• Identificação de elementos que compõem as fábulas”.
• Análise das características da estética das fábulas, direita para esquerda paragrafação, falas, pontuação.
• Interpretação – falas das personagens principais e outros.
• Ordenação de fatos.
• Apresentar a gramática trabalhada dentro do texto.
• Moral das fábulas.

METODOLOGIA:
Tempo estimado: o ano todo cada semana com uma fábula.

1ª etapa:
1- Cada aluno tem uma pasta ou caderno de textos.
2- Durante a semana, ou seja, de segunda a sexta – feira as aulas de português e as atividades do para casa são todas relacionadas ao texto ( contido na pasta dos alunos).
3- A professora prepara um ambiente adequado para ler uma leitura do mesmo gênero textual trabalhado ex: A TARTARUGA E A LEBRE.
4_ Os alunos recebem uma folha com o texto que será trabalhado durante toda semana mimeografado ou xerocado na segunda feira.
5- Levam o texto para casa para treino de leitura e interpretação escrita, perguntas dadas pela professora.
6_ Usando caneta marca texto marcar os animais e as características de cada um.
Ex; A lebre bem esperta e veloz se apresentava orgulhosa e feliz para a corrida.




 Listar os personagens e suas características na história ( cartaz na sala )

LEBRE TARTARUGA
• confiante ____________________
• esperto ____________________
• veloz ____________________
• orgulhoso. ____________________

Bom livro: “A MAGIA DAS VIRTUDES”

 Todos os dias
• Leitura conjunta;
• Leitura individual;
• Leitura por parágrafo;
• Leitura só de meninas;
• Leitura só de meninos;
• Leitura por fileira;

Atividades a serem desenvolvidas:
• Interpretação ( chamando a atenção dos alunos sobre onde se passa a história)
• Estética dos textos.
• “Moral da história”. (marcar no texto)
• O que há de comum e de diferente nos textos lidos e ouvidos.
• Deixando que os alunos se expressem / dramatizem.

Produção em grupo ( bom trabalho para feira literária)
Reescrita das fábulas trabalhadas.

• Cada grupo com um personagem. Após socializarem as produções, corrigi-las através de intervenções do professor junto aos alunos. Fixando em cartaz na sala e formando um livro.

• Grifar com caneta marca texto a parte que mais gostou do texto. Fazer comparação com a do colega, lendo para turma.

Atividades mimeografadas trazidas pela professora:
• Mistura de falas dos personagens de várias fábulas. Pedindo aos alunos para escreverem os títulos das fábulas aos quais pertence cada fala.
Título
Você nunca ganhará de mim, pois é muito lerda. A tartaruga e a lebre
• Troca dos personagens e suas falas. Pedir para riscar a palavra intruza e reescrever a frase corretamente.
• Ex: A TARTARUGA ERA RÁPIDA E SABIA QUE VENCERIA A CORRIDA.
A LEBRE ERA RÁPIDA E SABIA QUE VENCERIA A CORRIDA.
• Entrega do texto fora de ordem para que as crianças recortem, ordenando o texto corretamente.
• Destacar a pontuação usada nos textos mostrando as funções de cada ponto.
• Fazer cartaz com as funções da pontuação.
Produção
• Listas dos títulos das fábulas, os principais personagens e suas características, a moral de cada história. Esta parte também dá para ir para o livro da feira literária.
 A tartaruga e a lebre
 A tartaruga é lenta, persistente e decidida.
 A lebre rápida, orgulhosa e confiante.

Moral; Devagar se vai ao longe.

 Os alunos farão cartazes contendo todos os animais apresentados nos textos.

 QUEM FOI?
• Venceu a corrida. ___________________
• Ele tinha na boca um generoso pedaço de queijo.___________________
• Ficou vaidoso com os elogios da raposa e abriu o bico deixando cair o queijo. ________

 Listar a moral da história pedindo para colocarem os títulos das fábulas.
Títulos
• Devagar se vai ao longe. _________________________
• Não acredite em tudo que lhe dizem ___________________

 Gramática contextualizada
• Trabalhando a gramática a ser desenvolvida no período através dos textos.
• Uso do dicionário procurando significado de palavras dos textos.
• Substantivo próprio e comum ( listando a partir do texto).
• Colocando palavras do texto em ordem alfabética.
• Plural e singular observando frases e palavras do texto.
• Ditado de frases ou palavras do texto às sextas feiras.
Observação:
Durante toda semana os alunos se envolvem com o texto, se interam das características/ participam ativamente, pois durante todo o processo estão lendo / interpretando, percebendo o sistema escrito e vibrando ao perceberem que a leitura feita por eles na terça – feira foi melhor que a da segunda, da quarta melhor que da terça e assim sucessivamente.

Extras: Filmes das fábulas.
Teatro com fantoches das fábulas. ( bom para feira literária)
Desenhos.
Desafios com o texto:
• Fazer teatro usando fantoches onde os alunos irão decorar as falas e apresentarão para as outras turmas da escola, ou no dia da feira literária ou outro evento.
• Os alunos olhando para o texto memorizam palavras para serem faladas sobre o comando da professora.
Regra: não podem repetir palavras ditas pelo colega na mesma rodada. Se repetir sairá do jogo.
AVALIAÇÃO:
• Registro das observações sobre as participações dos alunos.
• Registro de como era a leitura antes e depois do projeto.
• Sondagem sobre as características do texto trabalhado.
Observação e intervenções no processo de escrita.
4º ano Projeto: “REINO DA LEITURA”

JUSTIFICATIVA: O projeto foi desenvolvido procurando levar o aluno a interagir com o mundo escrito a ter gosto pela leitura, a descobrir as características de cada tipo de texto, a criar fluência em leitura, a querer ler cada vez mais, a desenvolver a leitura de forma prazerosa.


OBJETIVOS:
• Conhecer e diferenciar os diferentes tipos de textos.
• Caracterizar cada tipo de texto.
• Ampliar o repertório literário.
• Criar gosto pela leitura.
• Fluência em leitura.
• Levar todos os alunos a participar ativamente das aulas de português e acreditar que podem ler com entendimento.
• Trabalhar com a gramática de forma contextualizada, mostrando-a presente nos textos lidos.

CONTEÚDOS CURRICULARES:
• Leitura
• Identificação de elementos que compõem os textos informativos.
• Análise das características da estética dos textos informativos, direita para esquerda paragrafação, opiniões, pontuação.
• Interpretação – fatos principais, local, data e outros.
• Ordenação de fatos.
• Apresentar a gramática trabalhada dentro do texto.
• Informação trazida pelo texto.


METODOLOGIA:
Tempo estimado: o ano todo cada semana com um texto informativo.
1ª etapa:
1- Cada aluno tem uma pasta ou caderno de textos.
2- Durante a semana, ou seja, de segunda a sexta – feira as aulas de português e as atividades do para casa são todas relacionadas ao texto ( contido na pasta dos alunos).
3_ Os alunos recebem uma folha com o texto que será trabalhado durante toda semana mimeografado ou xerocado na segunda feira.
5- Levam o texto para casa para treino de leitura e interpretação escrita, perguntas dadas pela professora.
6_ Usando caneta marca texto marcar os fatos principais, relevante que traz o texto.
7) Banca de debate a professora com perguntas previamente preparada chamará 4 alunos para defenderem o texto lido enquanto os demais alunos darão opiniões sobre os fatos. A professora de vez em quando fará uma pergunta onde os alunos a frente terão de responder e os demais comentar.

 Listar o assunto principal do texto.( montar cartaz)

O que sabíamos O que aprendemos
__________________________ ___________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________

BOM LIVRO: REVISTA CIENCIAS PARA AS CRIANÇAS.

 Todos os dias
• Leitura conjunta;
• Leitura individual;
• Leitura por parágrafo;
• Leitura só de meninas;
• Leitura só de meninos;
• Leitura por fileira;

Atividades a serem desenvolvidas:
• Interpretação ( chamando a atenção dos alunos sobre os fatos e curiosidades.)
• Estética dos textos.
• Informação
• O que há de comum e de diferente nos textos lidos e ouvidos.
• Deixando que os alunos se expressem / dramatizem.

Produção em grupo ( bom trabalho para feira literária)
Reescrita dos textos.

• Cada grupo com a reescrita de um texto. Após socializarem as produções, corrigi-las através de intervenções do professor junto aos alunos. Fixando em cartaz na sala e formando um livro.

• Grifar com caneta marca texto a parte que mais gostou ( curiosidades) do texto. Fazer comparação com a do colega, lendo para turma.

Atividades mimeografadas trazidas pela professora:
• Mistura de partes de diferentes textos pedindo para escreverem o título ao qual pertence cada trecho.
• Interpretação do texto.
• Completar as lacunas - trazer o texto faltando palavras para que releiam o texto da pasta e completem o texto lacunado.
• Atividades de v ou f.
• Palavras embaralhadas para formarem frases.
• Gramática contextualizada. Toda gramática deverá ser trabalhada dentro do texto.
• Adjetivos, substantivos, ordem alfabética, artigo, separação de silabas, classificação, sílaba tônica, singular e plural, ditongo e hiato, tipos e frases e outras.

• Entrega do texto fora de ordem para que as crianças recortem, ordenando o texto corretamente.
• Destacar a pontuação usada nos textos mostrando as funções de cada ponto.
• Fazer cartaz com as funções da pontuação.




Produção
• Listas dos títulos dos textos informativos, os assuntos principais de cada um em forma de legenda ou pequeno resumo. Esta parte também dá para ir para o livro da feira literária.

EX: O HOMEM: ANIMAL QUE PENSA
O ser humano também é um animal. Ele possui algumas características que o diferencia dos outros animais.
O raciocínio, a linguagem, a imaginação, a memória fazem a diferença entre o homem e os outros animais. O ser humano é, portanto, um ser pensante, racional.


 Os alunos farão cartazes contendo todas as principais informações dos textos.


 Dar o assunto para que escrevam os títulos, ou dar os títulos para que escrevam frase do texto.
Títulos

 Gramática contextualizada
• Uso do dicionário procurando significado de palavras dos textos.
• Ditado de frases ou palavras do texto às sextas feiras.

Observação:
Durante toda semana os alunos se envolvem com o texto, se interam das características/ participam ativamente, pois durante todo o processo estão lendo / interpretando, percebendo o sistema escrito e vibrando ao perceberem que a leitura feita por eles na terça – feira foi melhor que a da segunda, da quarta melhor que da terça e assim sucessivamente.

Extras: Filmes dos assuntos dos textos.
Recortes de revistas ou livros velhos para enriquecer o trabalho.
Desenhos.

Desafios com o texto:
• Preparar fichas; FIQUE INFORMADO. Nas fichas terão uma pequena descrição sobre o assunto trabalhado para levarem de sala em sala socializando com os demais alunos da escola sobre o que estão aprendendo. Arquivo das fichas na pasta de textos.
• Os alunos olhando para o texto memorizam palavras para serem faladas sobre o comando da professora.
Regra: não podem repetir palavras ditas pelo colega na mesma rodada. Se repetir sairá do jogo.
AVALIAÇÃO:
• Registro das observações sobre as participações dos alunos.
• Registro de como era a leitura antes e depois do projeto.
• Sondagem sobre as características do texto trabalhado.
• Observação e intervenções no processo de escrita.
• Percepção da gramática textual.


5º ano Projeto: “REINO DA LEITURA”

JUSTIFICATIVA: O projeto foi desenvolvido procurando levar o aluno a interagir com o mundo escrito a ter gosto pela leitura, a descobrir as características de cada tipo de texto, a criar fluência em leitura, a querer ler cada vez mais, a desenvolver a leitura de forma prazerosa.


OBJETIVOS:
• Conhecer e diferenciar os diferentes tipos de textos.
• Caracterizar cada tipo de texto.
• Ampliar o repertório literário.
• Criar gosto pela leitura.
• Fluência em leitura.
• Levar todos os alunos a participar ativamente das aulas de português e acreditar que podem ler com entendimento.
• Trabalhar com a gramática de forma contextualizada, mostrando-a presente nos textos lidos.
• Perceberem os textos que formam o jornal e perceber como o jornal é um importante meio de comunicação.


CONTEÚDOS CURRICULARES:
• Leitura
• Identificação de elementos que compõem os textos jornalísticos.
• Análise das características da estética dos jornais, direita para esquerda paragrafação, opiniões, pontuação.
• Interpretação – fatos principais, local, data e outros.
• Ordenação de fatos.
• Apresentar a gramática trabalhada dentro do texto.
• Informação trazida pelo texto.


METODOLOGIA:
Tempo estimado: o ano todo cada semana com um texto de jornal.
1ª etapa:
1- Cada aluno tem uma pasta ou caderno de textos.
2- Durante a semana, ou seja, de segunda a sexta – feira as aulas de português e as atividades do para casa são todas relacionadas ao texto ( contido na pasta dos alunos).
3_ Os alunos recebem uma folha com o texto que será trabalhado durante toda semana mimeografado ou xerocado na segunda feira.
5- Levam o texto para casa para treino de leitura e interpretação escrita, perguntas dadas pela professora.
6_ Usando caneta marca texto marcar os fatos principais, relevante que traz o texto.
7) Banca de debate a professora com perguntas previamente preparada chamará 4 alunos para defenderem o texto lido enquanto os demais alunos darão opiniões sobre os fatos. A professora de vez em quando fará uma pergunta onde os alunos a frente terão de responder e os demais comentar.

 Separar os textos dos jornais em partes.
• Boas notícias.
• Tragédias.
• Humor.
• Política.
• Classificados.
• Horóscopo e outros.

Trabalhar bem cada parte para que consigam entender cada assunto tratado nos jornais. Ir montando na pasta de textos de acordo com os assuntos; só tragédias, só horóscopo, só humor...
Deixando a pasta organizada , mostrar no dia da feira literária.

• Listar o assunto principal dos textos. ( montar cartaz)

O que sabíamos O que aprendemos
__________________________ ___________________________
____________________________ ____________________________
____________________________ ____________________________

BOM LIVRO: jornais e revista Veja.

 Todos os dias
• Leitura conjunta;
• Leitura individual;
• Leitura por parágrafo;
• Leitura só de meninas;
• Leitura só de meninos;
• Leitura por fileira;

Atividades a serem desenvolvidas:
• Interpretação ( chamando a atenção dos alunos sobre os fatos e curiosidades.)
• Estética dos textos.
• Informação
• O que há de comum e de diferente nos textos lidos e ouvidos.
• Deixando que os alunos se expressem / dramatizem.
• Listar as partes que compõem um jornal.

Produção em grupo ( bom trabalho para feira literária)
Criando manchetes de jornais. Criar legendas chamativas para os assuntos dos jornais. Produzir um pequeno jornal com os assuntos em alta no momento.

• Cada grupo com o assunto tratado. Após socializarem as produções, corrigi-las através de intervenções do professor junto aos alunos. Fixando em cartaz na sala e formando um livro.

• Grifar com caneta marca texto a parte que mais gostou ( curiosidades) do texto. Fazer comparação com a do colega, lendo para turma.



Atividades mimeografadas trazidas pela professora:
• Mistura de FRASES DOS JORNAIS pedindo para escreverem o a qual parte do jornal pertencem a frase.
• EX: Precisa-se de empregada doméstica com experiência para cuidar de gêmeos de 8 meses. Tratar no telefone 458 365
Pertencem ao CLASSIFICADOS

• Interpretação do texto.
• Completar as lacunas - trazer o texto faltando palavras para que releiam o texto da pasta e completem o texto lacunado.
• Atividades de v ou f.
• Palavras embaralhadas para formarem frases.
• Gramática contextualizada. Toda gramática deverá ser trabalhada dentro do texto.
• Adjetivos, substantivos, ordem alfabética, artigo, separação de silabas, classificação, sílaba tônica, singular e plural, ditongo e hiato, tipos e frases e outras.

• Entrega do texto fora de ordem para que as crianças recortem, ordenando o texto corretamente.
• Destacar a pontuação usada nos textos mostrando as funções de cada ponto.
• Fazer cartaz com as funções da pontuação.

Produção
• Fazer um JORNAL DA ESCOLA. Com entrevistas.,receitas preferidas, acontecimentos, destaques, acidentes, aniversariantes, anúncios... manter o jornal sempre atualizado a cada 15 dias. Esta parte também dá para ir para o livro da feira literária.

 Os alunos farão cartazes contendo todas as principais informações dos textos.

 Dar o assunto para que escrevam os títulos, ou dar os títulos para que escrevam frase do texto.

 Gramática contextualizada
• Uso do dicionário procurando significado de palavras dos textos.
• Ditado de frases ou palavras do texto às sextas feiras.

Observação:
Durante toda semana os alunos se envolvem com o texto, se interam das características/ participam ativamente, pois durante todo o processo estão lendo / interpretando, percebendo o sistema escrito e vibrando ao perceberem que a leitura feita por eles na terça – feira foi melhor que a da segunda, da quarta melhor que da terça e assim sucessivamente.

Extras: Filmes de como é editado e impresso um jornal..
Recortes de jornais ou revistas para enriquecer o trabalho.
Desenhos.

Desafios com o texto:
• Preparar fichas; FIQUE INFORMADO. Nas fichas terão uma pequena descrição sobre o assunto trabalhado para levarem de sala em sala socializando com os demais alunos da escola sobre o que estão aprendendo. Arquivo das fichas na pasta de textos.
• Os alunos olhando para o texto memorizam palavras para serem faladas sobre o comando da professora.
Regra: não podem repetir palavras ditas pelo colega na mesma rodada. Se repetir sairá do jogo.
AVALIAÇÃO:
• Registro das observações sobre as participações dos alunos.
• Registro de como era a leitura antes e depois do projeto.
• Sondagem sobre as características do texto trabalhado.
• Observação e intervenções no processo de escrita.
• Percepção da gramática textual.

visitas

Deus

OLHOS DO PAI




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com