MANEIRAS DIVERTIDAS DE TREINAR DITADO
O ditado é o meio de que o professor pode lançar mão para medir o automatismo das palavras.
O objetivo do ditado deve ser para fixar conhecimentos, descobrir dificuldades não dominadas pelos alunos.
Para medir o automatismo das palavras treinadas, o professor poderá utilizar-se das seguintes atividades:
• Iniciar dando o ditado com consulta, para que o aluno possa verificar a grafia correta da palavra (se, a criança tiver alguma dúvida).
• Ler antes o ditado com voz pausada, pronunciando bem as palavras.
• Reler sempre o ditado dando oportunidade para o aluno corrigir erros.
• Colocar as fichas com as palavras no quadro, para os alunos fazerem a correção ou então escrever as palavras no quadro.
• A correção poderá ser também feita pelos colegas, trocando os cadernos, ou pelo próprio aluno.
Tipos de palavras a serem treinadas:
• Palavras que os alunos errarem nas produções de textos, nos exercícios de classe.
• Vocabulário do livro básico.
• Vocabulário novo de outros conteúdos (Geografia, História, Ciências, etc.).
SUGESTÕES DE TIPOS DE DITADOS
O professor deverá utilizar-se de meios mais atrativos, em vez de Cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever.
Para isso, deverá utilizar-se dos seguintes meios:
1- Jogos - Colocar as palavras que precisam ser treinadas em Caça-Palavras, Palavras Cruzadas, Bingos, Jogos da Memória.
3 - Texto lacunado - O professor apresenta atividades com lacunas,para os alunos completarem.
Exemplo:
Ana foi ao circo.
Ela viu um _______________________e um ___________________________.
Ana ficou com tanto ________________________.
Que saiu correndo.
4 - Ditado cruzado - O professor elabora palavras cruzadas com as palavras que necessitam ser treinadas.
C A M P O
T E M P O
T A M P A
L E M B R A N Ç A
5 - Aluno x aluno
- Cada aluno faz a sua lista de palavras e depois dita para o colega do lado.
- Depois,trocam os ditados e cada um corrige o ditado do outro.
- O professor supervisiona depois.
6 - Ditado escreva e apague
O professor escreve uma palavra no quadro. Os alunos observam e lêem. Em seguida, o professor apaga a palavra e os alunos escrevem. Os alunos fazem a auto-correção quando a palavra é escrita novamente no quadro.
7 - Ditado com gravuras
- Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade.
COELHO ABELHA FOLHA
- Explorar bem as gravuras, e pedir que as crianças coloquem a ficha debaixo de cada gravura (as fichas com as palavras serão feitas pelo professor).
- Pedir que separem as palavras em sílabas.
- Pedir que formem frases com as palavras.
8 - Bingo - Fazer o jogo do Bingo com as palavras a serem treinadas.
Exemplo:
cebola mocinho centavo centro
cinema cenoura cena centro
cinto cem oncinha concerto
- o professor vai dizendo as palavras e os alunos irão marcando com tampinhas ou sementes.
9 - Ditado em grupo
- Cada grupo escolhe um colega para ditar as palavras.
- As palavras são previamente escolhidas.
- Depois, as crianças comparam seus ditados,procurando chegar à grafia correta, fazendo análises, comparações, consultas ao dicionário, apresentando o resultado depois para o grupo.
10 - Ditado visual
- O professor mostra fichas com desenhos ou gravuras de revistas com os nomes escritos atrás. Os alunos escrevem o que foi mostrado.
- Depois o professor vira a ficha, mostrando a palavra escrita e as crianças fazem a correção.
11 - Auto-ditado
- A criança mesma escreve as palavras e depois corrige em dupla com o colega.
12 - Jogo Ortográfico
- Entregar a cada grupo de 5 crianças uma sílaba. para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.
- Será o vencedor o grupo que conseguir escrever o maior número de palavras.
13 - Construção de frases
- Pedir que as crianças construam frase com as palavras que precisam ser treinadas.
14 - Objetos
- O professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar o nome. As crianças escrevem os nomes.
15 - Listagem
- Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, verduras, alimentos, materiais de limpeza, etc.
- Depois, os alunos conferem para ver quem escreveu mais palavras.
16 - Adivinhações
- Dar várias "pistas" para as crianças descobrirem:
"Ele é peludo, gosta de comer ratos. Quem é?.."
17 - Jogo da memória
- Mostrar 5 ou 6 fichas com palavras ou desenhos.
- Depois,os alunos escrevem no caderno.
18 - Dominó
- Fazer fichas com desenhos e palavras.
19 - Trabalhando com sílabas
- Pedir que as crianças separem as palavras em sílabas, completem palavras que faltem sílabas, formar palavras com determinada sílaba.
20 - Ditado em colunas
- O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
- O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
- As palavras são ditadas coluna por coluna.
21 - Ditado gráfico
- Distribuir uma folha de papel ofício para cada aluno.
- O professor vai dando as ordens, dizendo somente uma vez, sem repetir:
• Desenhar no meio da folha um quadrado grande.
• Em cima deste quadrado, desenhe uma mola.
• Em cima desta mola, desenhe um círculo como se fosse uma cabeça.
• De cada lado do círculo, desenhe orelhas de elefante.
• No lugar do nariz, desenhe uma lâmpada.
• No lugar da boca, desenhe o que você quiser.
• No lugar dos olhos, desenhe duas bananas.
• No lugar dos braços, desenhe dois retângulos, e os dedos são 5 penas.
• Uma perna é uma roda de bicicleta e a outra é um pé de galinha.
• Dê um nome bem maluco para este robô que você criou.
22 - Conceito
- O professor dá dicas e os alunos escrevem a palavra.
Exemplo:
- Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
- Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
- Escreva o nome do objeto onde sentamos.
- Escreva o nome de uma coisa bem azeda.
O ditado é o meio de que o professor pode lançar mão para medir o automatismo das palavras.
O objetivo do ditado deve ser para fixar conhecimentos, descobrir dificuldades não dominadas pelos alunos.
Para medir o automatismo das palavras treinadas, o professor poderá utilizar-se das seguintes atividades:
• Iniciar dando o ditado com consulta, para que o aluno possa verificar a grafia correta da palavra (se, a criança tiver alguma dúvida).
• Ler antes o ditado com voz pausada, pronunciando bem as palavras.
• Reler sempre o ditado dando oportunidade para o aluno corrigir erros.
• Colocar as fichas com as palavras no quadro, para os alunos fazerem a correção ou então escrever as palavras no quadro.
• A correção poderá ser também feita pelos colegas, trocando os cadernos, ou pelo próprio aluno.
Tipos de palavras a serem treinadas:
• Palavras que os alunos errarem nas produções de textos, nos exercícios de classe.
• Vocabulário do livro básico.
• Vocabulário novo de outros conteúdos (Geografia, História, Ciências, etc.).
SUGESTÕES DE TIPOS DE DITADOS
O professor deverá utilizar-se de meios mais atrativos, em vez de Cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever.
Para isso, deverá utilizar-se dos seguintes meios:
1- Jogos - Colocar as palavras que precisam ser treinadas em Caça-Palavras, Palavras Cruzadas, Bingos, Jogos da Memória.
- Dicionário - Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas:
3 - Texto lacunado - O professor apresenta atividades com lacunas,para os alunos completarem.
Exemplo:
Ana foi ao circo.
Ela viu um _______________________e um ___________________________.
Ana ficou com tanto ________________________.
Que saiu correndo.
4 - Ditado cruzado - O professor elabora palavras cruzadas com as palavras que necessitam ser treinadas.
C A M P O
T E M P O
T A M P A
L E M B R A N Ç A
5 - Aluno x aluno
- Cada aluno faz a sua lista de palavras e depois dita para o colega do lado.
- Depois,trocam os ditados e cada um corrige o ditado do outro.
- O professor supervisiona depois.
6 - Ditado escreva e apague
O professor escreve uma palavra no quadro. Os alunos observam e lêem. Em seguida, o professor apaga a palavra e os alunos escrevem. Os alunos fazem a auto-correção quando a palavra é escrita novamente no quadro.
7 - Ditado com gravuras
- Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade.
COELHO ABELHA FOLHA
- Explorar bem as gravuras, e pedir que as crianças coloquem a ficha debaixo de cada gravura (as fichas com as palavras serão feitas pelo professor).
- Pedir que separem as palavras em sílabas.
- Pedir que formem frases com as palavras.
8 - Bingo - Fazer o jogo do Bingo com as palavras a serem treinadas.
Exemplo:
cebola mocinho centavo centro
cinema cenoura cena centro
cinto cem oncinha concerto
- o professor vai dizendo as palavras e os alunos irão marcando com tampinhas ou sementes.
9 - Ditado em grupo
- Cada grupo escolhe um colega para ditar as palavras.
- As palavras são previamente escolhidas.
- Depois, as crianças comparam seus ditados,procurando chegar à grafia correta, fazendo análises, comparações, consultas ao dicionário, apresentando o resultado depois para o grupo.
10 - Ditado visual
- O professor mostra fichas com desenhos ou gravuras de revistas com os nomes escritos atrás. Os alunos escrevem o que foi mostrado.
- Depois o professor vira a ficha, mostrando a palavra escrita e as crianças fazem a correção.
11 - Auto-ditado
- A criança mesma escreve as palavras e depois corrige em dupla com o colega.
12 - Jogo Ortográfico
- Entregar a cada grupo de 5 crianças uma sílaba. para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.
- Será o vencedor o grupo que conseguir escrever o maior número de palavras.
13 - Construção de frases
- Pedir que as crianças construam frase com as palavras que precisam ser treinadas.
14 - Objetos
- O professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar o nome. As crianças escrevem os nomes.
15 - Listagem
- Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, verduras, alimentos, materiais de limpeza, etc.
- Depois, os alunos conferem para ver quem escreveu mais palavras.
16 - Adivinhações
- Dar várias "pistas" para as crianças descobrirem:
"Ele é peludo, gosta de comer ratos. Quem é?.."
17 - Jogo da memória
- Mostrar 5 ou 6 fichas com palavras ou desenhos.
- Depois,os alunos escrevem no caderno.
18 - Dominó
- Fazer fichas com desenhos e palavras.
19 - Trabalhando com sílabas
- Pedir que as crianças separem as palavras em sílabas, completem palavras que faltem sílabas, formar palavras com determinada sílaba.
20 - Ditado em colunas
- O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
- O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
- As palavras são ditadas coluna por coluna.
21 - Ditado gráfico
- Distribuir uma folha de papel ofício para cada aluno.
- O professor vai dando as ordens, dizendo somente uma vez, sem repetir:
• Desenhar no meio da folha um quadrado grande.
• Em cima deste quadrado, desenhe uma mola.
• Em cima desta mola, desenhe um círculo como se fosse uma cabeça.
• De cada lado do círculo, desenhe orelhas de elefante.
• No lugar do nariz, desenhe uma lâmpada.
• No lugar da boca, desenhe o que você quiser.
• No lugar dos olhos, desenhe duas bananas.
• No lugar dos braços, desenhe dois retângulos, e os dedos são 5 penas.
• Uma perna é uma roda de bicicleta e a outra é um pé de galinha.
• Dê um nome bem maluco para este robô que você criou.
22 - Conceito
- O professor dá dicas e os alunos escrevem a palavra.
Exemplo:
- Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
- Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
- Escreva o nome do objeto onde sentamos.
- Escreva o nome de uma coisa bem azeda.