quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

7 dinâmicas rápidas para o início das aulas 

 O início das aulas é um momento esperado e especial. São dias de novidades e reencontros! Levam alguns dias para criar uma dinâmica e ritmo. Pensando nessa fase de adaptação à rotina escolar, é importante receber bem os alunos novos e antigos com atividades que animem e ajudem na integração da turma. chegada-na-escola Imagem: Google Neste post organizei uma seleção de dinâmicas que fui criando, pesquisando e que testei com várias turmas e que foram sucesso com a criançada!  


1- NÃO DEIXE O BALÃO CAIR 

Esse é um jogo cooperativo que ajuda os alunos a entenderem a importância de cada um e sua colaboração para o sucesso do grupo. brincando-com-bexiga Imagem:
OBJETIVO: Manter os balões no ar o maior tempo possível MATERIAL: Balões coloridos (uma bexiga para cada cinco alunos) TEMPO APROXIMADO: 15 minutos 
COMO FAZER: Antes de começar a brincadeira, leia as regras com o grupo; A um sinal, os alunos começam a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no ar; O professor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não restem crianças suficientes que consigam manter as bexigas no ar; Terminar a brincadeira pedindo para que sentem em circulo e discutam o que aprenderam e entenderam com essa atividade. 

2- STOP DO NOME OBJETIVO: 

Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e alunos novos. MATERIAL: 
Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes e uma caixa para colocar os crachás 
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos 
COMO FAZER: Colocar todos os crachás em uma caixa; As crianças sentam na roda e a professora fica com um apito; A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é. 

3- DA BAGUNÇA À ORDEM

Essa brincadeira ajuda as crianças perceberem como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. olhares-de-criança Imagem: 
OBJETIVO: Perceber a necessidade da organização e ordem para o bom desempenho das atividades em grupo. 
TEMPO APROXIMADO: 10 minutos 
MATERIAL: nenhum O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula. 
COMO FAZER: Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); Depois, pedir a um aluno que cante a música dele para a classe. Como conclusão o professor levanta com as crianças como se sentiram quando rodos falaram juntos e quando uma só criança falou/cantou e outras situações vividas onde a organização é essencial. 

 4- BOM OU RUIM? 

OBJETIVO: expressão verbal, reflexão e capacidade de argumentação lógica. 
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos 
MATERIAL: nenhum 
COMO FAZER: Em círculo, o iniciante da brincadeira, deve sempre inventar uma frase que comece “foi bom”… O segundo deve completá-la, afirmando “ mas foi ruim”… O terceiro dirá “ mas foi bom”, e assim por diante. Exemplo de frases: – Foi bom, o Pedro ganhou um cachorro do tio. – Mas foi ruim porque o cachorro só come e não brinca. – Mas foi bom porque o Pedro conseguiu ensinar esse cachorro. – Mas foi ruim porque o cachorro fugiu… Imagem: childteaching.com 

5– DINÂMICA DO NÓ 
Essa dinâmica ajuda a estimular o raciocínio e o trabalho em equipe 
OBJETIVO: Desmanchar um nó feito com pessoas. 
MATERIAL: Nenhum. 
COMO FAZER: Todos os participantes formam um círculo dando as mãos. Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto pra si e para os outros: “João está à minha direita e Ana, à minha esquerda”, etc. Ao sinal da professora, os alunos soltam as mãos e caminham pelo espaço ao som da música, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio). Ao ouvir o sinal, todos devem param EXATAMENTE ONDE ESTÃO. Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda. Fazendo isso, vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos. 

6 – RECEBENDO ELOGIOS

Dinamica-do-elogio Imagem: Professora Denise Ferreira 
OBJETIVO: trabalhar os sentimentos e como é bom receber elogios das pessoas  
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos 
MATERIAL: uma folha, caneta hidrocor e um pedaço de fita crepe para cada participante 
COMO FAZER: Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos Ao som da música andam pelo espaço Quando a música para, escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo Depois de algumas vezes, o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele. desejos-de-boas-vindas Imagem: Professora Denise Ferreira Depois de terminada essa brincadeira, essa turma fez um painel com as anotações. Foi muito legal ver tantos elogios reunidos! 

7 – BALÕES SURPRESA

OBJETIVO: Ler o conteúdo do balão com frases de boas vindas  
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos 
MATERIAL: Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno 
COMO FAZER: O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio. Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos; Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele No final, o grupo se senta em uma roda e todos lêem a frase pegou. Ideias para frases: 

SEJA BEM VINDO! É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)! QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS! ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA! UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA! ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI! QUE VOCÊ POSSA SER UM BOM COMPANHEIRO(A)! VAMOS TER UM ANO MARAVILHOSO JUNTOS! COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO! SEMPRE SAIBAMOS SER SOLITÁRIO UM COM O OUTRO!

"DO BLOG DA Professora Denise Ferreira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário


lembrancinha-mãe

lembrancinha-mãe

visitas









Deus









OLHOS DO PAI




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com